Pesquisadores do PPGCC/ESAN/UFMS têm projetos de pesquisa financiados pelo CNPq
Na Chamada Universal CNPq/MCTI 10/2023, dois projetos de pesquisa coordenados por docentes permanentes do curso de mestrado em Ciências Contábeis foram contemplados com financiamento para serem desenvolvidos.
O projeto “Conhecimento educacional e conhecimento profissionalmente válido: quem decide sobre os currículos da graduação em contabilidade?” é coordenado pela Profa Dra Elisabeth de Oliveira Vendramin (ESAN/UFMS) e tem em sua equipe Profa Dra Camilla Soueneta Nascimento Nganga (UFU), Prof Dr Marcelo Marchine Ferreira (UNESPAR), Prof Dr João Paulo Resende de Lima (University of Glasgow) e Profa Dra Ruth Alejandra Patiño Jacinto (Universidad Nacional da Colombia). O objetivo desta proposta de pesquisa é compreender como o currículo dos cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas do Brasil estão organizados em termos estrutura de ensino. A lente analítica terá como referência teórica Basil Bernstein: A Estrutura do Discurso Pedagógico e Discursos Verticais e Discursos Horizontais (as formas que os discursos, sujeitos à transformação pedagógica, podem assumir). Em termos de contribuição, pretende desvelar como se estabelece a ligação entre as estruturas sociais determinantes e as estruturas de pensamento expressadas nos currículos estabelecidos dos cursos de contabilidade. Isto é, a correspondência entre forma e conteúdo da educação e as necessidades do modo de produção predominante materializadas nas decisões e definições curriculares.
O projeto “Uso de métodos de custeio por equivalência para tomada de decisão no ambiente das organizações” é coordenado pelo Prof Dr Antonio Zanin (UFMS) e tem em sua equipe Prof Dr Cleston Alexandre dos Santos (UFMS), Profa Dra Silvana Dalmutt Kruger (UFMS), Prof Dr Altair Borgert (UFSC), Profa Dra Mara Juliana Ferrari (UNIDAVI), Prof Dr Yves Levant (SKEMA Business School/França) e Prof Dr Paulo Afonso (Universidade do Minho/Portugal e Universidade de Pau/LILI). O objetivo geral do estudo busca identificar os elementos potencializadores dos métodos de equivalência de produção UEP e UVA como ferramenta de suporte para o processo de tomada de decisões. Os dois métodos de custeio tiveram como precursor o método GP na França, sendo que posteriormente um dos pesquisadores do método GP veio para o Brasil e desenvolveu a UEP. Na França, outros pesquisadores desenvolveram o método UVA, sendo extinto o método GP. Um dos objetivos específicos visa: Analisar como uma mesma inovação foi inserida no ambiente organizacional socioeconômicos distinto e as diferentes evoluções metodológicas a partir de dois países localizados em lados diferentes do Atlântico (UEP no Brasil e UVA na França). Para tanto, farão parte da pesquisa empresas francesas e brasileiras.
Os recursos proporcionam condições financeiras para desenvolver as pesquisas que contribuem com a internacionalização da UFMS, seja no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação, além de fortalecer as pesquisas em rede.